Qual o melhor tipo de papel de parede para a sua casa?

Escolher o revestimento das paredes é parte crucial na decoração de interiores. O tipo de revestimento escolhido pode influenciar na percepção de espaço do local e até na temperatura do ambiente. Cada vez mais, a tecnologia tem colaborado para a inovação dos revestimentos de parede: a mais recente inovação é o papel de parede adesivo.

Os papéis de parede são versáteis, adaptáveis a vários estilos de decoração. Conheça os tipos de papel de parede disponíveis no mercado e escolha o melhor para a sua casa:

papel-de-parede-adesivo-tipos-x4-adesivos Qual o melhor tipo de papel de parede para a sua casa?

Tipos de papel de parede

Antes de eleger o material que vai estampar ou colorir as paredes da sua casa, além da parte visual é importante observar também as características técnicas do produto. Há recomendações de aplicação específicas para cada tipo de papel de parede, e isso influencia diretamente no resultado final e na durabilidade da decoração.

Papel de parede tradicional

O papel de parede tradicional é feito com celulose, ou seja, é papel mesmo. A aparência dele é lisa, apesar de ser vendido nas versões cor sólida e estampado. Sua aplicação é recomendada em locais secos (áreas internas), para evitar danos que possam ser causados  pela umidade.

Recomenda-se limpeza apenas com pano úmido, portanto, quanto menor a necessidade de higienização, maior a durabilidade do material. Melhor instalar em áreas sem grande circulação.

Esse tipo de papel de parede não disfarça imperfeições na superfície. A aplicação dele é feita com cola sobre o papel, e quando for necessário retirá-lo da parede, basta umidificar o papel.

Papel de parede TNT

O papel de parede Tecido Não tecido (TNT) é feito com fibras de poliéster e celulose.  Sua aparência imita tecido e é possível encontrá-lo em diversas cores e estampas. Pode ser aplicado em locais secos e úmidos (áreas internas ou pouco expostas).

Esse tipo de papel de parede é lavável com detergente, então, pode ser aplicado em áreas com grande circulação, devido à frequência de limpeza necessária.

Por influencia r a percepção de texturas, esses papéis de parede podem ser aplicados sobre superfícies com alguma irregularidade, pois eles criam um efeito visual que “esconde” as imperfeições.

A aplicação do papel de parede TNT é feita com cola aplicada sobre a parede. A retirada desse material deve ser feita à seco.

papel-de-parede-adesivo-tipo-x4-adesivos Qual o melhor tipo de papel de parede para a sua casa?

 Papel de parede vinílico

O papel de parede vinílico é feito de PVC ou é revestido por uma camada de vinil. Ele é impermeável e sua aparência imita plástico, com algumas opções: brilhante, matificado, metálico ou com relevo.

Esse tipo de papel de parede é muito usado na decoração de ambientes úmidos e áreas molhadas, por ser muito resistente. Também pode ser usado em áreas internas, secas.

A limpeza do papel de parede vinílico pode ser feita com bucha e detergente, o que favorece a aplicação desse tipo de revestimento em áreas de circulação intensa.

O papel de parede vinílico pode ser aplicado sobre áreas com pequenas irregularidades, no entanto, se for necessário retirá-lo da parede,  além da técnica a seco, em alguns casos, pode ser usada abrasão.

Papel de parede adesivo

O papel de parede adesivo é tendência na decoração, por ser mais prático e econômico do que os outros tipos de papel de parede.

É feito em vinil fosco de alta qualidade, estampado ou colorido com impressão de alta resolução (1400dpis), com tinta eco-solvente.

O papel de parede adesivo é resistente à água, então, pode ser aplicado em qualquer tipo de superfície (área externa, interna, seca, molhada, de pouca a intensa circulação).

Recomenda-se limpeza apenas com pano úmido e água, para durabilidade de até quatro anos.

Na X4 Adesivos  você vai encontrar o papel de parede adesivo que combina com a decoração da sua casa. São centenas de opções com tema infantil, personagens, estampa floral, geométrica, abstrata e muito mais. Veja algumas fotos e inspire-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *