Dicas para aquecer o ambiente, usando papel de parede

O mundo perfeito é aquele no qual o projeto de construção foi bem elaborado, pensando na funcionalidade e no conforto, considerando todas as estações do ano.  Nem sempre a vida real é assim, no entanto, nesses casos, a decoração pode ajudar no bem estar das pessoas em um imóvel, como tem sido o caso do uso do papel de parede para aquecer ambientes.

Seja por falta de recursos financeiros, apoio técnico adequado ou indisponibilidade de tecnologia na ocasião da construção, se o seu imóvel não oferece o conforto térmico que você gostaria, veja algumas dicas para conseguir um ambiente mais quentinho e aconchegante, sem ter que reformar, apenas usando papel de parede:

papel-de-parede-adesivo-inverno-x4-adesivos Dicas para aquecer o ambiente, usando papel de parede

Casa de pano

Na tentativa de aquecer o ambiente, é comum carregar a decoração com tecido, usando tapetes, cortinas, almofadas, colchas, mantas e xales decorativos.  São ótimas opções, mas não são as únicas.

“Vestir” a casa esbarra no inconveniente da necessidade de organização e limpeza mais frequentes, ou não tão simples. São mais itens para manter no ambiente e controlar a bagunça, materiais de intenso contato e manuseio, expostos, mais sujeitos ao acúmulo de pó, por exemplo.

Papel de parede no inverno

Se as paredes do seu imóvel forem muito finas ou não tiverem recebido as camadas de revestimento isolante necessárias, a sensação térmica sempre será mais fria, aquela chamada “friagem”.

Aplicar papel de parede no ambiente ajuda a diminuir essa sensação de desconforto.  As melhores características de papéis de parede para deixar a casa mais quente são:

  • Material mais grosso
  • Cores escuras
  • Cores quentes
  • Texturas  

Parede versátil

A escolha do papel de parede na decoração de inverno deve levar em conta que a estação vai passar e o ambiente precisa continuar sendo confortável depois disso. Nesse sentido, a melhor opção de revestimento é o papel de parede adesivo, por depender de aplicação simples, rápida e prática.  Se der vontade, é só trocar. Sem sujeira e com baixo investimento. 

Papel de parede colorido é mais “quentinho”

Do ponto de vista científico (Física), as cores são fenômenos físicos gerados pela luz. A decoração das paredes pode influenciar a nossa sensação térmica, porque a nossa percepção de temperatura está relacionada à tonalidade de cor irradiada no ambiente.

Para escolher a melhor cor para o seu papel de parede, é bom lembrar que as cores escuras absorvem mais calor do que as cores claras e devolvem esse calor ao ambiente.

papel-de-parede-adesivo-inverno-cor-x4-adesivos-1024x640 Dicas para aquecer o ambiente, usando papel de parede

Segundo o psicólogo alemão Wilhelm Wundt, as cores quentes são aquelas que nos transmitem a sensação de calor e, portanto, estão associadas ao fogo e à luz: vermelho, laranja e amarelo. Elas são dinâmicas, estimulantes e estão associadas à vitalidade, excitação, alegria e movimento.

Nesse sentido, as melhores cores para papéis de parede são:

  • Vermelho
  • Amarelo
  • Laranja
  • Roxo
  • Marrom
  • Azul escuro
  • Verde escuro

Ao optar por aquecer o ambiente com papel de parede, cuide do equilíbrio na decoração para que o lugar não fique “pesado”. Prefira aplicar o revestimento em paredes próximas a grandes janelas, ou em cômodos mais amplos. Talvez seja interessante reorganizar objetos de decoração, como quadros e espelhos, para o ambiente não ficar muito carregado.

Uma boa dica de harmonização de cores é contrastar as cores escuras e quentes com cores claras, como: branco, creme e cinza.

 Na X4 Adesivos  você encontra papel de parede adesivo em cores quentes e escuras, para sua casa ficar mais quentinha e aconchegante, com uma decoração cheia de estilo.  Veja algumas fotos e inspire-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *