Como reformar a cozinha, usando adesivo de azulejo

É possível reformar a cozinha, gastando pouco e sem sujeira. O adesivo de azulejo é uma excelente opção para quem quer mudar o visual desse ambiente, com baixo custo e pouquíssimo trabalho.

Com alguma criatividade é possível decorar a cozinha com muito estilo, de forma prática e rápida. Veja algumas dicas para arrasar na reforma da sua cozinha, usando adesivo de azulejo:

adesivo-de-azulejo-pin-up-az19-m-b4d-300x300 Como reformar a cozinha, usando adesivo de azulejo

Escolha o adesivo hidráulico mais adequado

Os adesivos para azulejos, também conhecidos como adesivos hidráulicos, são versáteis e possibilitam uma infinidade de combinações. Antes de começar o projeto, vale lembrar que a cozinha é um cômodo funcional da casa, onde se passa certo tempo ou, pelo menos, que se visita com frequência.  Então, considere o estilo de decoração que você quer ter nesse lugar.

Na hora de escolher o adesivo de azulejo para a cozinha, lembre-se que as cores neutras e os tons claros criam uma percepção de mais amplitude no ambiente. Se você pretende criar um clima mais divertido, considere usar as estampas e texturas em composição com peças lisas, para não sobrecarregar o ambiente.

Uma vez definido o estilo da decoração, meça o espaço onde o adesivo hidráulico será instalado. Use uma fita métrica para ter a medida da parede inteira e também tire a medida de um único azulejo.  Essas medidas vão te ajudar a calcular a quantidade de material a ser comprado.

Os adesivos de azulejo para cozinha são vendidos em rolos ou em peças, normalmente em kits contendo 16 peças, dos tamanhos mais convencionais de azulejos:

  • 10cm x 10cm
  • 15cm x 15cm
  • 20cm x 20cm

Use o adesivo de azulejo no lugar certo

az18-300x224 Como reformar a cozinha, usando adesivo de azulejo

O uso mais comum do adesivo de azulejo é na área que fica na parede da pia, mas esse material pode ser aplicado também em paredes, vidros, geladeiras, na bancada e até nos armários.

Se preferir colar o adesivo decorativo sobre a área que fica na parede da pia, não precisa se preocupar com eventuais respingos de água sobre os adesivos hidráulicos, depois de instalados. Os adesivos decorativos para cozinha podem ser molhados, pois eles contêm uma laminação protetora contra riscos, produtos de limpeza e água, tudo sem excesso, é claro.  O adesivo é lavável, facilitando a manutenção e a limpeza cotidiana da cozinha, sem danificar o material.

Instale como um profissional

Uma das grandes vantagens de reformar a cozinha usando adesivos de azulejo é que você não precisa de mão de obra especializada para a instalação.

O adesivo de azulejo pode ser colado diretamente sobre os ladrilhos hidráulicos, ou outros revestimentos (parede, vidro, madeira, fórmica), desde que a superfície esteja limpa e seca, no momento da aplicação. É muito importante que a superfície escolhida esteja bem lisinha, pois se houver algum tipo de saliência no revestimento, podem surgir bolhas no adesivo, comprometendo a aparência final.

Para colocar o adesivo, tire a película protetora aos poucos. Use uma espátula para ir esticando, passando sobre o adesivo, contra a parede, na direção a ser colada, para evitar a formação de bolhas. Caso isso aconteça, empurre o ar para fora do adesivo, com a espátula ou com o dedo, ou faça um pequeno furo com uma agulha.

Se sobrar adesivo no final da colocação, corte a parte sobressalente usando um estilete.

Após a instalação do adesivo de azulejo, evite gordura e vapor no ambiente por um período de 12 horas, para não comprometer a fixação do produto.

Para melhor conservação do material, na limpeza cotidiana, prefira um pano úmido e limpo. Não use escova, nem produtos químicos, para evitar arranhar o material e não causar desbotamento das cores.

 

De tempos em tempos, toda casa precisa de uma reforminha. Se você quer ou precisa renovar a aparência dos revestimentos da cozinha, aposte sem medo nos adesivos de azulejo para conseguir uma decoração econômica, mas com muito estilo. Veja outras dicas sobre adesivos decorativos no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *